domingo, 8 de janeiro de 2012

Origem do Feltro

                                                      Aprender nunca é de mais! então meninas,pra quem ainda não sabe(assim como eu acabei de aprender) vamos aprender MAIS!
                                                                          
                                                


A arte de fazer feltro é muito antiga e teve origem na Ásia (Mongólia, Turquia). Os vestígios arqueológicos mais antigos foram encontrados no Altai e datam de 600 a.C.. Contudo, cientistas afirmam que os homens já conheciam a fabricaçao de feltro muito antes. Desde entao o feltro é utilizado para vestuário, tapetes, mantas e diversos tipos de artigos de utilidade - até mesmo tendas, as chamadas Yourtes, que ainda hoje são os alojamentos tradicionais dos nómadas asiáticos.

Há muitas lendas à volta da origem do feltro. Diz-se, por exemplo, que na Arca de Noé se encontravam, entre outros animais, ovelhas num espaço muito pequeno. Devido ao calor, as ovelhas perdiam a lã e, devido à acção da urina (a lã feltra-se melhor na área alcalina) e da pateada dos bichos, após o desembarque, um grosso tapete de feltro tapava o chão da arca. As características positivas do feltro eram estimadas desde então e têm sido reanimadas e desenvolvidas nos últimos anos, muito também na área pedagógica.
  • feltro é um material isolador!
  • feltro funciona como regulador de humidade!
  • feltro é um abafador do som e da luz!
  • feltro é um mau combustível!
  • feltro é um material ecológico (é renovável)!
Cotão é um filamento animal de albumina, que favorece as funções naturais da pele. A lã regula o intercâmbio de humidade, calor e oxigénio. Além disso, este material fantástico rejeita a sujidade e, como tal, não necessita de grandes processos de limpeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visitinha e o seu comentário !!